Atualizações no 萌 SX por TNI

Cerca de 2 anos atrás, a TNI anunciou“萌 SX”, um projeto destinado a criar um padrão MSX de próxima geração.

Enquanto as coisas pareciam ter sido lentas ou silenciosas após o post inicial, o progresso foi feito lentamente, mas de forma constante.

E para homenagear o 35º aniversário do nosso querido computador doméstico, uma atualização sobre o novo projeto de geração do MSX foi postada em seu site.

Principalmente informações técnicas foram dadas. Por exemplo, ele explica como a arquitetura do sistema difere do padrão MSX atual e o post também fornece mais informações sobre os recursos do 萌 SX CPU, chamado ?? 萌 80 (oitenta e oitenta).

 

35º aniversário do MSX: 萌 SX atualização

Ao comemorarmos o 35º aniversário do MSX, o projeto 萌 SX (MoSX) progride de forma constante. Este projeto TNI visa definir e implementar a próxima geração do padrão MSX.

Anteriormente, mencionamos o processador compatível com Z80 / R800 de 32 bits e apresentamos a arquitetura do sistema no Nijmegen MSX Fair 2018.

Claro, tudo é compatível com o MSX! Agora, os primeiros passos estão sendo dados no sentido de implementar esses projetos em VHDL. Leia mais para obter mais informações sobre os recursos do 萌 SX!

A CPU de 32 bits no coração de SX SX é chamada de 萌 80 (Mo-eighty). Ele fornece 4 GB de espaço de endereço, dos quais 3 GB são espaço de endereço linear .

Esta área de 3GB pode ser colocada sob o controle de um gerenciador de memória virtual no futuro. Comparativamente, o Z80 no MSX possui apenas um espaço de endereço de 64kB (linear).

O maior espaço de endereços permite que os desenvolvedores de software escrevam mais facilmente programas que lidam com tamanhos de dados maiores que 32kB (ou seja, praticamente qualquer dado).

unidade padrão de gerenciamento de memória do MSX é composta pelo chip PPI, que fornece slots, e pelo Memory Mapper, que fornece a memória RAM.

Em SX SX, ambos estão integrados na própria CPU. Isso permite que o 萌 80 CPU troque automaticamente slots e segmentos do mapeador de memória! Isso reduz bastante o trabalho do programador e o libera de trabalhos tediosos e propensos a erros. Além disso, aumenta a quantidade de slots de um máximo de 16 para 64 slots.

Comparado com o Z80, o 萌 80 CPU possui um Registro de Propósito Geral extra, permitindo que os programadores criem algoritmos e loops mais rápidos com mais facilidade.

Também possui uma versão sombreada de cada Registro de Propósito Geral. Isso coloca a quantidade prontamente disponível de registradores em 16, comparada com a do Z80. Além disso, o 萌 80 fornece 4 conjuntos completos de seus registradores, para permitir troca rápida de tarefas.

Sendo uma CPU de 32 bits, os Registros de Finalidade Geral no 萌 80 são expandidos para 32 bits. Ao contrário das tentativas anteriores de criar um Z80 de 32 bits, o 萌 80 não força desnecessariamente o código ou aumenta o tamanho dos dados.

O conjunto de instruções é grandemente expandido e tornado mais ortogonal. Isso torna o CPU 萌 80 mais intuitivo para programadores humanos, bem como mais adequado como um destino de compilador. Achamos que é uma alegria programar para!

Ao todo, 萌 SX está se moldando muito bem e promete um grande avanço para o sistema MSX. Na TNI, estamos muito entusiasmados com as soluções que criamos para criar uma geração de MSX potente, mas compatível com versões anteriores! E se você? Nos informe!

fonte: http://www.tni.nl/

Até +

Dex

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s