MSX para Iniciantes – Parte 1

zilog_inside
Bem-vindo ao guia MSX para iniciantes.                       ( Em processo de tradução, edição )
O objetivo deste guia é fornecer informações às pessoas que são novas no MSX e estão interessadas no sistema.
O foco deste documento é principalmente em jogadores (retros),  mas cada seção tem links para itens com informações relacionadas para um visual mais detalhado.

Conteúdo

1 Informações gerais
2 Eu quero um computador MSX para jogos, aonde conseguir ?!
2.1 Dicas de compra;
3 Principais diferenças de modelos;
4 Sim! Eu tenho um MSX, que jogos devo comprar ?
5 Como jogar;
6 Alguns jogos populares e preço estimado no eBay;
7 Acessórios;
8 Controladores;
9 Tudo pronto.

Informações gerais

O projeto MSX começou na década de 1980 pela Microsoft Japão.

O MSX tentou se tornar uma espécie de plataforma aberta, como o formato VHS.
Um computador / console híbrido que tinha vários fabricantes construindo-os e todo o hardware e software era compatível com os produtos MSX de diferentes fabricantes.

Antes de o NES e a Nintendo assumirem, o MSX era a maior plataforma para estúdios japoneses.

Mais informações sobre MSX;

Eu quero um computador MSX para jogos, aonde conseguir ?!
Antes de decidir sobre sua primeira compra do MSX, você pode primeiro considerar algumas questões:Que jogos você está mais interessado em jogar no MSX ?

Este novo MSX é algo que você pode querer desenvolver seu próprio software em um momento posterior?

Você mora em uma região PAL europeia (televisão de 50 Hz) ou você mora em uma região que usa formato NTSC (60 Hz)?
Em primeiro lugar, seja para fins de jogo ou desenvolvimento, é melhor pelo menos obter um MSX2 (ou superior), pois comprar um MSX1 o limita aos jogos MSX1.

O padrão MSX é compatível com versões baixas, então jogar jogos MSX1 em um MSX2 não é problema.

A ordem das plataformas MSX lançadas é assim: MSX —> MSX2 —> MSX2 + —> MSX turbo R

Quanto aos jogos, verifique se esses jogos que você está interessado em jogar são para MSX / MSX2 / MSX2 + / MSXturbo R.

Se você não tiver certeza, você pode verificar a capa da embalagem original do jogo ou às vezes é exibido no etiqueta no cartucho. Outro excelente recurso para pesquisar informações específicas sobre jogos é o Generation-MSX.

 

msx turbor

Msx Turbo R

Obter um MSX2 ou um MSX2 + permitirá que você jogue praticamente todos os jogos MSX, incluindo a maioria dos jogos criados pela comunidade europeia do MSX, mas alguns jogos (especialmente da Europa) precisarão de RAM adicional, de modo que é algo a ter em mente quando fazendo uma compra, mas não é algo que não pode ser atualizado posteriormente por meio da instalação de RAM adicional ou do uso de um Cartucho de Expansão de RAM.

Se você decidir ir com um MSX2 ou MSX2 +, a única coisa que você pode ter problemas para jogar são jogos turbo R ou jogos especificamente projetados para funcionar de forma melhorada com o poder de processamento extra do turbo R.

Em última análise, você vai querer ir com o computador MSX que melhor se adapte às suas necessidades.

 

Se você está apenas interessado em jogar, obter um MSX2 ou MSX2 + deve ser mais do que suficiente, especialmente porque há apenas um punhado de jogos turbo R lançados e apenas alguns jogos que suportam o modo de processamento aprimorado de um turbo R.

R800 – O processador do Turbo R

Mas se você planeja ser um desenvolvedor, pesquisas recentes indicaram que a cena em grande número está procurando começar a desenvolver cada vez mais para o turbo R, então você pode estar perdendo se deseja ficar atualizado com a cena de desenvolvimento do MSX em geral.

Obter um MSX  pode ser um pouco complicado e uma unidade básica de MSX2 custa em torno de 200 $ no eBay (+ custos de envio).

A maioria deles não vem com conectores ou adaptadores de energia. Também você deseja obter uma unidade com pelo menos 128kB de RAM, ainda mais é melhor.

Obter um cartucho de música também é uma grande vantagem.

E obtenha um que também tenha uma unidade de disquete (FDD) para compatibilidade máxima do jogo (todas as unidades possuem pelo menos um slot de cartucho padrão).

Sua melhor aposta neste momento é o eBay ou o fórum de comércio do MSX.org, e procure com um nome de fabricante e MSX2.

Dicas de compra avançada;

Existe no entanto outra opção, se você estiver no mercado de computadores japoneses MSX.

Existe um site de leilões no Japão, conhecido como Yahoo Japan Auctions.

Aqui, você pode encontrar uma grande quantidade de mercadorias MSX de baixo custo para mercadorias que são vendidas em seu mercado.

Normalmente, você precisaria tanto de um endereço no Japão para enviar ganhos de leilão, quanto de uma conta bancária japonesa, no entanto, devido à popularidade deste mercado de leilões, existem muitos serviços diferentes disponíveis que muitas vezes permitem que você mesmo dê os lances, como se você tivesse uma conta do Yahoo Japan, irá lidar com todo o processamento do vendedor com seu armazém no Japão, e geralmente poderá armazenar itens em massa até que esteja pronto para enviá-lo para sua residência.

Dependendo do serviço, as tarifas e as comissões podem funcionar de forma diferente, então é melhor explorar cada serviço primeiro para ver se você achou seu modelo comercial agradável. 

Cartucho SCC da Luxury Box
Às vezes, você pode conseguir alguns itens raros e difíceis de encontrar para preços mais baratos do que o eBay, mas também pode ser um pouco de jogo se você não tem certeza se o item está funcionando antes de comprá-lo e pode não estar necessariamente protegido ou no caso de você receber um item que não seja trabalhando.
Um membro do MSX Resource Center, conseguiu obter o último modelo de MSX lançado, o Panasonic FS-A1GT turbo R, que normalmente pode ir entre 500 $ – 800 $ no eBay por cerca de 20.000 ienes ou menos, ou 275 $ preço do final do leilão antes das tarifas e frete local no Japão, após o que foi de aproximadamente 300 $ antes do envio para o país de residência.
MSX DOS2 em cartucho
Outro excelente sistema MSX2 +, a Sony HitBit F1XV, terminou recentemente em um preço de leilão de 4.900 ienes ou 62 $ antes das tarifas e custos de envio locais, e apenas porque faltava uma pequena tampa de teclado.
Portanto, há ofertas a serem encontradas com certeza se alguém está disposto a assumir o risco de uma venda sem garantia. Este mesmo membro não pode falar por todas as experiências de outros que utilizaram o Yahoo Japan Auctions, mas este membro já encomendou três computadores e consoles de jogos separados utilizando este método depois de ver uma fotografia de leilão do dispositivo funcionando e não teve problemas até à data.
 
Expansor de slots com a GR8 Net e ATA-IDE da Sunrise
Se você mora em um Território PAL europeu, um modelo de base recomendado é o Philips NMS 8245, pois possui todos os recursos necessários para jogos adequados.
Note-se que este é um modelo europeu, então não executará a versão japonesa Metal Gear (ele executará todos os outros softwares MSX).
Também significa que tem saída PAL (50 Hz) e mostra textos em inglês para alguns jogos MSX que suportam linguagem dupla. Se você mora em um local NTSC  (60 Hz), você quer obter um MSX japonês a menos que você tenha um método de jogando um modelo europeu em um conjunto de TV ou monitor que pode suportar um sinal PAL (50 Hz). 
Se você tiver que comprar um MSX2 ou MSX2+ tenha em mente que vc precisa ter 128kb ou mais pra rodar, tenha em mente que o MSX2+ tem mais poder de vídeo mas tem poucas opções de jogos, cerca de 14.
Algumas vezes, o recurso de rolagem é usado se o MSX2 + for detectado. Os modelos normais do MSX2 + são apenas japoneses e têm apenas 64kB de RAM, o que limita suas capacidades novamente.
MSX Turbo R: um pouco mais de energia, cerca de 5 jogos requerem turboR.
Não é possível executar jogos em fita cassete. Sim! Eu tenho um MSX, que jogos devo obter? Tudo bem! Os jogos em cartuchos vão de cerca de US $ 5 a US $ 500. Existem milhares de jogos, então há muito para escolher. Leia os fóruns do MSX.org  para todas as melhores dicas sobre os melhores jogos.
MSX Expert 1.0 – Um dos modelos mais populares no Brasil
Os meios de comunicação do jogo vêm como cartuchos, disquetes ou fitas cassete.
Muito poucos títulos (cerca de 10) lançados como um cartucho BeeCard menor e também um punhado em algumas outras mídias como disco laser e disco VHD. O slot do cartucho é incorporado em todas as unidades MSX. As unidades de disquete não são incorporadas em todas as unidades MSX e podem ser compradas separadamente (mas é muito mais fácil comprar uma unidade com unidade de disquete embutida). Precisa para as versões MSX2 dos jogos, se fizerem uma. As versões MSX (1) serão menos coloridas / mais simples.
Os jogos não têm códigos de região * então fique selvagem com lançamentos japoneses. (Mas tenha em mente as configurações de 50Hz / 60Hz se você usar um monitor mais antigo para jogar) Os jogos de cartucho normalmente são uma escolha segura, mas com o tempo e o uso de jogos de disquete é um pedágio para que eles não funcionem, compre jogos marcados “Testado, funciona”. A versão japonesa do Metal Gear é a única exceção, só funciona em máquinas japonesas.
Alguns jogos populares e um preço estimado no eBay Metal Gear: $ 80 loose Metal Gear 2: Solid Snake: $ 300 + completo Contra: $ 100 completos Gradius / Nemesis: $ 60 completo Gradius 2 / Nemesis 2: $ 50 solto Castlevania / Vampire Killer: $ 100 Complete Penguin Aventura: $ 50 completos Veja também este vídeo Jogos para considerar obter o MSX e este site para obter mais recomendações.
Acessórios; O FM-PAC é um chip de som semelhante ao do Japanese Master System. Muitos jogos usam, e o cartucho não é caro.
FM PAC DA PANASOFT
O FM-PAC usa o padrão MSX-MUSIC. Este padrão MSX-MUSIC é incorporado (a maioria dos modelos MSX2 + e todos os modelos MSX Turbo R) ou você tem um FM-PAC ou um dos seus spinoffs para adicioná-lo aos seus cartuchos de música MSX.MSX-AUDIO e Moonsound são um ótimo extra , mas apenas para jogos e discos de música feitos pela cena MSX.
Para jogos comercialmente lançados, você nunca precisaria deles. Muito poucos (jogos de cena) requerem uma placa gráfica GFX9000.
Existem alguns joysticks Toshiba e Casio, mas são muito raros, pelo menos funcionais / novos.
Mas você deve encontrar um joystick chamado “The Arcade” com mais facilidade, pois é de design universal, funciona com o Amiga também, etc. Certifique-se de comprar um modelo de 2 botões (eles devem funcionar de forma independente). Também há vários joypads MSX . Eles não eram populares na Europa, então a maioria deveria ser comprada do Japão. Um bom exemplo é a Panasonic FS-JS222.
JOYSTICK DA MITSUBISH
O MSX usa porta padrão de 9 pinos para que a maioria dos controladores Amiga / C64 / Sega se conectem, mas os pinos estão em uma ordem diferente, então não vá lá, a menos que seja útil com um ferro de solda! Um bom guia de modificações para gamepads pode ser encontrado aqui.
Você pode usar a seta / teclado numérico / joystick / dpad que está integrado na maioria das máquinas.
O termo é o mesmo, mas essas demonstrações não são demonstrações de jogos, são apresentações audiovisuais não interativas incríveis.
Esta é uma das razões pelas quais o MSX ainda é muito popular hoje.
Algumas demonstrações imperdíveis são: 3072! (David Heremans) Quase Real (Mayhem) Disco de diversões de Anma (particularmente fonte de poder) (ANMA) Diário Atselous (Lieves! Tuore) (Nyyrikki) Merituulen karaisemat (Bandwagon) Limite de Metal (IOD) Demonstração MSX 20th anniversary (Maggoo) MSX Unleashed (Dvik & Joyrex) Relax (Anma) Esfera (Infinito) Realidade Desconhecida (NOP) Utopia (Dvik & Joyrex) Ondas (Dvik & Joyrex) Isso é praticamente isso!
Esperamos que você tenha encontrado algumas respostas aqui neste guia rápido para você começar no mundo dos jogos MSX! Sinta-se livre para se registrar e venha fazer perguntas nos fóruns.
Bom divertimento a todos
Dex
* Fonte: MSX.ORG
Anúncios

2 comentários em “MSX para Iniciantes – Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s