A história do MSX – Parte 6

ONE CHIP MSX

onechipmsx_closeup

Vista frontal da placa One Chip MSX

O One Chip MSX é um projeto bem interessante, onde uma empresa japonesa desenvolveu uma versão do MSX que roda em apenas um chip FPGA.

O One Chip MSX é um MSX1 e MSX2 completo, com entradas para cartucho e cartão SD, que pode ser usado para copiar os programas de MSX do PC e vice-versa.

O One Chip MSX é produzido pela D4 Enterprise e foi vendido fora do Japão pela Bazix.
O 1Chip MSX (tb conhecido como ESE MSX 3 System) como já foi descrito acima é um chip construído para ser uma versão compacta e expansível do microcomputador MSX. Mais especificamente o MSX 2.

Com um único chip FPGA contendo toda a parte eletrônica (exceto a memória RAM) de um MSX2, incluindo o MSX-MUSIC e a extensão de áudio SCC+.

O sistema está dentro de um compartimento azul plástico transparente e pode ser usado com um monitor comum (ou na própria tv)e um teclado de pc.Há slots para os tradicionais cartuchos (games ou não) de MSX bem como o cartão de SD e os cartões de memória MMC como um meio de armazenamento externo.

Emsx_board

 

Vista superior do One Chip MSX

Mesmo não precisando de um disk drive de 3/1/2 (disquetes), os discos são suportados pela emulação em um cartão de memória, inclusive o suporte para inicializar o MSX-DOS. Devido ao seu Hardware Programável VHDL, é possível fornecer ao dispositivo uma nova extensão de hardware simplesmente rodando um programa de reconfiguração usando o MSX-DOS.

O “One Chip MSX” vem equipado com 2 conectores USB que podem ser usados depois dando suporte ao código VHDL.

O ESE MSX System 3 é projetado pela ESE Artists’ Factory e distribuído com o nome de “One Chip MSX” pela D4 Entrepise e foi encarregado de ser distríbuido fora do Japão pela empresa Bazix. Contudo devido a algumas regulamentações na Europa,não pode ser distribuída naquele continente em sua forma original. O mercado europeu teve que esperar por uma versão adaptada que seria produzida e distribuída pela Bazix na Europa. Por fim a Bazix deixou de ser representante da MSX Association e assim não trará o One Chip MSX ao mercado ocidental.

One Chip em uso

Continua…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s