Entrevista com Adriano Martins Trancoso, idealizador do site MSXResources

Olá pessoal;

No mundo da informática, dentro desses muitos anos das quais tenho presenciado, encontramos pessoas que fazem a diferença de algum modo e nos fazem acreditar que as coisas sempre podem ser melhoradas.

Em sem tratando do padrão MSX, eu posso chamar essas pessoas de abnegadas, pois buscam no fundo do baú informações de onde muitas vezes nem existem mais.

Retrocomputação, um vicío ou um estilo de vida ?

Uma dessas pessoas é o Adriano Trancoso que idealizou o site MSXResources, que desenvolveu um site muito bacana, que vem de encontro ao anseio de informações sobre o MSX.

Resolvi realizar uma pequena entrevista com ele, e quero agradeçer pela sua colaboração.

Entrevista;

MSXRevival => Qual seu nome, idade, profissão, e um breve histórico de sua vida com computadores pessoais ?

Meu nome é Adriano Martins Trancoso, tenho 34 anos, sou programador. Conheci informática com o Apple II, e depois parti para o IBM PC 486.
Se não fosse por estes eu não teria seguido esta carreira. Naquela época, sempre babei no MSX, pois graficamente era muito superior ao Apple II, e seus jogos literalmente me hipnotizavam.
Aliás, minha verdadeira paixão são jogos. Conheci este vício quando ví o Space Invaders no Atari a primeira vez, e até hoje não entendi pq meu pai resolveu nos dar um computador tão cedo – nunca tínhamos falado nisso em casa, e ele nem usava para o trabalho.
Ele deve ter pensando “deve ser legal para as crianças aprenderem”. Mas voltando aos jogos, eu vivia nos fliperamas, jogando Elevator Action, Gladiator e Pole Position, e acho que até que mais tarde meu pai me deu um vídeogame para que eu não ficasse nestes lugares – mas isso nunca adiantou 🙂
Nunca consegui ter um, até que recentemente, depois de seguir por anos a evolução na plataforma na internet, com novas expansões e tudo mais, resolvi entrar nessa e satisfazer esta vontade de criança.
.
.
MSXRevival => Pq surgiu a idéia de colocar um site no ar voltado a esse pessoal ?
 Bem, isso surgiu por vários motivos. Primeiro, queria poder organizar o material que eu achava na internet, num só lugar, pra facilitar a minha vida. Mas daí pensei: por que não um site? Isso pode ajudar outras pessoas também. Fiz no formato de blog simplesmente por ser mais simples, não queria gastar muito tempo desenvolvendo um site, reinventando a roda, para um hobby.
.
.
Resolvi seguir a idéia de sites com Gizmod e Engadget, com vários autores – fiz o site como “if you build it, they’ll come”, pois nunca imaginei em tocar o site sozinho. O meu sonho era conseguir gente interessada em fazer reviews, mexer com eletrônica e assim por diante, para cobrir todo o espectro do MSX, e fazer do site uma mídia para os hobbystas da plataforma. Esta última parte não aconteceu ainda, mas ainda não perdi a esperança.
.
.
MSXRevival => Qual seu maior sonho, ou objetivo com relação a retro ?
Espero ainda poder elevar o hobby em minha casa á um outro nível, colecionando MSXs, X68000, C64 e outros computadores e vídeogames antigos. Infelizmente minha situação financeira ainda não permite isso, e ainda tem a questão de espaço. Mas tudo ao seu tempo 🙂
.
.
MSXRevival => O que espera ainda do MSX ?
Espero ainda um verdadeiro “novo” MSX, algo entre os Expert3s e os OCMs. Algo que nos entregue a nostalgia, sem ser emulação deslavada, e sem problemas de compatibilidade ou sucateamento de micros antigos. E quem sabe um verdadeiro padrão MSX3? Sempre quis ver o MSX chegando aos 16 bits realmente.
.
.
MSXRevival => Futuro….o que ainda esta por vir ? (retro)
Estou sempre de olho no Orbit, no GR8BIT, e nas discussões de “vaporware” das listas. Acredito que viverei para ver algum deles realmente fazendo diferença na cena do MSX.
.
.
MSXRevival => O que ainda pretende colocar que ainda não colocou em seu site ?
Sempre quis ter mais matérias de hardware, de mods, criação de expansões, hacks e tudo mais. Não sou um cara de eletrônica, mas espero que um dia alguns destes “fudebas” escolham o MSXR para postar os seus trabalhos. Queria também postar mais reviews de jogos, de remakes para plataformas mais novas e de indie games inspirados em jogos de MSX, mas me falta o tempo para jogar tudo isso à fundo para fazer reviews realmente interessantes. Se conseguisse mais gente também para postar, mesmo que sobre outras plataformas, toparia até transformar o site no “Retro Resources” e abraçar mais plataformas.
.
.
Bom pessoal, para quem quiser conhecer o site MSXResources, vale a pena dar uma navegada por lá, http://msxresources.wordpress.com/, fica aqui a nossa dica.
.
.
.
Até a próxima;
.
.
MsxRevival
Deixe um comentário

