Projeto BR-X (Construa seu MSX) – Parte 4

Olá Galera;

Dando continuidade ao projeto, nos posts anteriores fiz algumas referências sobre o Z80A e algumas considerações sobre a história de como surgiu o Z80 entre outras.

O fato é que para que possamos construir um micro baseado no padrão MSX e a partir daí ampliar seus recursos será uma tarefa ardua e penosa, principalmente para os apaixonados de plantão assim como eu, e acredito que muitos de vocês que acompanham o blog.

Creio que no meio disso irão surgir muitos erros e acertos, mas o fato principal de tudo isso é aprender, e como aprender é sempre importante, mesmo com nossos erros, decidimos dar continuidade a essa “loucura” que é brincar de construir um clone do MSX a um custo baixo.

Alguém deve se perguntar, o porquê recriar um MSX, um equipamento fora de linha, obsoleto na visão de muita gente, vou responder a isso na maior simplicidade possível ==> “PAIXÃO”, e a possibilidade de se ter todo o conhecimento do equipamento num campo global, isso possibilitaria, não só um aprendizado de eletrônica e seus componentes, como também nos possibilitaria de incorporar novas tecnologias.

A meta principal de nosso projeto é construir uma CPU baseada no Z80A, que é o coração de nosso MSX, vou optar pelo Z80A diretamente para não perder tempo em construção de um chip emulado ou coisa parecida, vou perder esse tempo lá na frente, e depois que dominarmos a situação retornar e ver o que fazer com o processador.

MSX Canon V20

Caso alguém se interesse em nos ajudar, aceitamos todas as sugestões e críticas que sejam construtivas para que o projeto possa avançar de um modo satisfatório, tendo em vista que isso é uma iniciativa pessoal e não comercial, com o intuito de dar um seguimento a um equipamento que acredito que possa ainda avançar muito em termos tecnologicos, e ainda tem muita lenha a queimar, mesmo nos dias de hoje.

Até +

MsxRevival

Anúncios

2 comentários em “Projeto BR-X (Construa seu MSX) – Parte 4

  1. Parabens pelo projeto. Eu estou montando um MSX em placa universal. Consegui comprar todos os processadores do MSX 1 e tambem um V9958. Montei o circuito do video antes dos demais porque o processador de video gera o clock para a CPU.
    Para que eu possa continuar com meu projeto, montar a CPU e as memorias, vou ter que montar o seletor de IO e de slots, esses dois mecanismos sao feitos com varios TTLs e vao gerar tres problemas: grande quantidade de interconexoes, custo e dificuldade de adquirir os TTLs (Rio -RJ). Para resolver esses problemas ( todos de um vez ) estou querendo utilizar um CPLD. Estou considerando em comecar com um CPLD maior que o necessario inicialmente porque no futuro poderei gravar nele uma IDE e uma Mapper.
    Vou continuar pesquisando e aguardo alguma dica.

    • Olá Rodrigo;

      Que bacana essa sua idéia, acho que todos nós estamos indo na mesma direção que é de criar um msx novo, sem dependências, apenas para preservar o padrão, isso é um sonho para a maioria, mas temos que acreditar que isso é possível.

      hoje ainda temos o z80a como um processador de fácil acesso ao mercado, mas sabemos que os outros chips não estão mais tão fáceis, penso que sua idéia é boa e o caminho está correto, pois antes de tudo precisamos arquitetar novamente um msx do zero, e o método de construção dele é que será determinante para seu resultado final que é acesso fácil a todos.

      Não quero aqui dar pitacos em projetos, ou simplesmente te falar o que fazer, pois em eletrônica e engenharia, tudo é possível, e tudo é caminho, se a idéia vai se tornar viável, só o tempo e suas decisões é que determinarão isso.

      Se quiser unir forças, acredito que poderiamos ganhar tempo, e conversarmos muito a respeito do projeto, as idéias poderiam surgir mais rapidamente e o projeto fluir.

      O meu projeto pretende ser livre, nada comercial, apenas um hobby, mas pretendo que ele chegue a um alto nível, se você se encaixa nessa idéia, por favor precisamos de pessoas capacitadas para nos ajudar. Penso que hoje a comunidade de MSXzeira tem diminuido com o passar dos anos, e que precisamos hoje é de união das boas cabeças que restaram, para que possamos trazer de volta quem ainda ama o MSX, e quem sabe algum novo usuário 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s