Conversor RGB para YUV – Parte 2

Olá Galera;

Andei pesquisando a respeito desse conversor e obtive algumas informações a respeito.

Tem muita gente que utilizou o chip LM1881 para fazer esse conversor, mas através de algumas conversas com um pessoal do meio a qual trabalho, me recomendaram considerar fortemente o LMH1981 para a devida construção desse conversor.

Mas afinal o que é esse CI ? Andei pesquisando e encontrei algumas referências.

O circuito integrado LMH1981 da National Semiconductor (www.national.com) consiste em um separador de sincronismo multiformato indicado para aplicações em TV profissional, equipamentos de vídeo, sistemas HDTV/DTV, displays de vídeo e muitas outras.
National Semiconductor

Esse componente é fornecido em invólucro TSSOP de 14 pinos com a pinagem mostrada na figura 1.

Sua entrada aceita sinais de vídeo analógicos SD/ED/HD tanto com sincronismo em dois quanto em três níveis, e na sua saída podemos obter todos os sinais de tempo críticos em lógica CMOS.

Dentre esses sinais, destacamos o sinal composto, sincronismo horizontal e vertical, burst/back, campos pares e ímpares e formato de vídeo. O LMH1981 detecta automaticamente o formato de vídeo de entrada, eliminando-se assim a necessidade de programação. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação desse componente.

Os sinais separados podem ser NTSC, PAL, SECAM, 480I/P, 576I/P, 729P e 1080I/PsF de vídeo composto (CVSB), S-Vídeo (Y/C), e interfaces de componentes de vídeo (YpbPr/GBR). A alimentação pode ser feita com tensões entre 3,3 V e 5 V. Uma placa de avaliação com um circuito completo conforme mostra a figura 3, encontra-se disponível para os desenvolvedores de produtos que empreguem esse componente.

Circuito acima é para a construção de uma placa de avaliação.

Creio que a nossa primeira etapa seria construir o circuito acima afim de avaliar se realmente esse CI pode atender nossa necessidade desse adaptador.

Também mandei alguns emails a National Semicondutor informando se esse produto seria o ideal para a construção de nosso conversor, e a resposta foi positiva, o que me animou muito. 🙂

Foto do CI da própria National fazendo referência ao LMH1981

Acima outro exemplo de conversor, nesse caso para PS2

Bom pessoal, agora só nos resta comprar esses componentes, montar o circuito e começar a fazer todos os testes.

Até o próximo post;

MsxRevival

Anúncios

4 comentários em “Conversor RGB para YUV – Parte 2

  1. Muito bom essa segunda parte sobre o conversor. Esse CI parece ser bem promissor para a construção do adaptador só acho que vai ser um pouco complicado de trabalhar com ele por conta do encapsulamento, mas se a galera se animar acreditor que vc terá de fazer mais uma lista de reserva para esse adaptador Dex!
    Um grande abraço

    Ademir Jorge

  2. Boa noite. to tentando visualizar este topico, mas figuras nao estao caregando. gostaria de dar uma avaliada neste conversor de av para vga. fico no aguardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s