Projeto BR-X (Construa seu MSX) – Parte 3

Olá Galera,
Dando continuidade ao nosso projeto;
E como é a tal arquitetura do Z80 ?
Arquitetura de um Z80 – Clique no desenho para ampliar
A arquitetura do Z80 é frequentemente representada através do diagrama de blocos acima (que é igual ao usado na própria folha de características do componente), ora este diagrama passa com verdade aplicar-se à quase totalidade dos outros microprocessadores de uso genérico que possamos considerar.
É muito superficial olhar para o diagrama de blocos, mas por hora vai nos servir para o seu propósito, já que nos permite um enquadramento simples para a introdução dos aspectos de detalhe que irá tendo lugar nas seções seguintes.
O registro de instrução armazena o código de instrução extraído da memória, enquanto percorre a respectiva execução, proporcionando à unidade de decodificação e controle à informação necessária para a geração dos sinais de controle internos.
Todos os registros da CPU (unidade de central de processamento, central processing unit) estão incluídos no bloco com este nome (incluindo o apontador de programa ou program counter, PC), realizando-se na ALU todas as operações lógicas ou aritméticas. Arithmetic Logic Unit  ou mais conhecido nas terras tupiniquins como ULA (Unidade Lógica e Aritmética), para quem não conheçe foi proposta o conceito em 1.945 pelo matemático John Von Neuman.
Pense nela como uma grande calculadora eletrônica;
 Simbolo esquemático da ALU / ULA
Os blocos responsáveis pelo controle dos barramentos contêm buffers com terceiro estado que permitem a colocação das respectivas saídas em alta impedância, quando tal for necessário.

Conhecendo, e identificando sua pinagem e barramentos;
Pinagem do Z80A
Os 40 pinos do Z80, com a exceção dos 2 pinos de alimentação, distribuem-se pelos três barramentos já conhecidos:
1. O barramento de endereços; dispõe de 16 pinos de saída (A[0:15]), todos com terceiro estado, de forma a permitir que outros dispositivos tomem conta deste barramento (por exemplo, quando se pretende efetuar um acesso direto à memória – dma).
2. O barramento de dados; inclui 8 pinos bidirecionais, também com terceiro estado, através dos quais se processa toda a troca de informação com os dispositivos de memória e periféricos.
3. O barramento de controle; é o que inclui o conjunto de sinais que são específicos deste microprocessador, e que na figura acima se encontram agrupados nos sinais de controle do sistema, de controle da CPU e de controle do barramento da CPU.

MSX Turbo R – Utiliza o microprocessador Risc 800.

 Até o próximo post;

MsxRevival

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s