Projeto BR-X (Construa seu MSX) – Parte 2

Olá Galera;

Estamos de volta para falarmos sobre o projeto de construção de um MSX, e de início pude perceber que realmente a coisa é muito complicada, e o trabalho realmente vai ser longo.

Como prometi relatar minhas experíências a respeito, começei estudando o coração de nosso computador o famoso microprocessador Zilog Z80A.

Mas afinal de contas o quem é o Z80 ?

O microprocessador Z80 nasceu de uma cisão no seio da Intel, através da qual algumas das pessoas que estiveram ligadas à concepção do 8080 decidiram criar  a sua própria empresa e avançar com um projeto que conduziu ao microprocessador Z80, compatível com o 8080, mas representando ao mesmo tempo um enorme salto em frente, tanto na arquitetura como no conjunto de instruções.
A empresa que fundaram recebeu o nome de Zilog e em 1976 lançou um dos seus produtos mais bem sucedidos, precisamente o microprocessador Z80.
Tão bem sucedido que continua ainda a ser fabricado (2012), quer na versão original quer em variantes que dela descenderam, 36 anos depois de ter sido introduzido.
Para além de possuir um conjunto de instruções largamente mais poderoso do que qualquer dos seus contemporâneos, o Z80 apresenta ainda a vantagem de possuir um modelo de programação e uma arquitetura interna que se aproximam bastante da complexidade ideal para apoiar um curso de introdução aos microprocessadores, razão pela qual continua a ser largamente usado neste contexto.
Ideal para nosso propósito não acham ? 🙂
 Exemplos de processadores produzidos pela Zilog
Depois de um pouco de história que tal nos aprofundarmos no  Z80. ?
Mas isso é assunto para o próximo post; 🙂
Abraços
MsxRevival;
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s