Projeto dos Leitores – Teclado PS2 no MSX – “FINAL”

Olá pessoal;

Dando continuidade ao projeto do adaptador, nosso colaborador Robledo (Florianópolis), fez algumas alterações em seu projeto utilizando o microcontrolador PIC16F628A, assim como atualizou o esquema de montagem do mesmo.

Abaixo segue o link para download do código fonte (hex) para ser baixado e gravado no microcontrolador;

http://www.sendspace.com/file/s3mczl

Segue também o link para download do esquema utilizando o cadsoft eagle;

http://www.sendspace.com/file/7ze8st

Se por ventura o link não estiver disponível ou quebrado, pode solicitar o mesmo para msx@silicomsoft.com.br.

Acima segue a pinagem da PPI 8255 que é a responsável pelo controle do teclado no MSX.

Tendo em mãos o projeto de nosso leitor, agora temos que colocar a mão na massa e construi-lo, afim de relatarmos nossas experiências.

Lembrando que a PPI 8255 faz a seguinte função de teclado no MSX, os 4 pinos da porta C enviam o número da linha em binário para o teclado e 8 pinos da porta B recebem a tecla pressionada.

O teclado original do MSX é muito simples, sendo uma matriz de 8 x 10 ( sendo 80 teclas ). No teclado original do MSX temos o CI 74LS145, conforme mencionado em um post anterior, esse cara faz a decodificação das linhas as enviando pela porta B da PPI.

Exemplo de um conector de teclado

Uma última informação: o terra do circuito (GND) deve ser ligado ao gabinete do Expert (existe um parafuso na parte de trás do gabinete para esta finalidade) e isto deve ser feito através de um fio que esteja soldado em uma das extremidades ao sinal GND do circuito e com a outra extremidade (desencapada) em contato com o gabinete do expert (soldada ou amarrada àquele parafuso -citado anteriormente) de outro modo o circuito NÃO FUNCIONARÁ !

Esquema das pinagens do teclado no Expert e da ligação do teclado PS2 no PIC.

(Atualizado em 30/03/2012).

Fica aqui um desafio, como esse projeto foi criado utilizando a saída de teclado do próprio MSX, quem conseguiu fazer um plugue de 13 pinos para encaixar no MSX, por favor compartilhar conosco. 🙂

Caso alguém também saiba aonde adquirir esse tipo de conector aqui mesmo no Brasil, também seria legal compartilhar conosco, pois tem muita gente querendo construir esse adaptador.

Grande abraço a todos;

MsxRevival;

Anúncios

23 comentários em “Projeto dos Leitores – Teclado PS2 no MSX – “FINAL”

  1. Olá Dex!

    Legal ver o projeto publicado e será mais ainda quando alguém resolver implementá-lo.
    Aliás esqueci de mencionar uma informação importante e peço que por gentileza você inclua-a para mim: o terra do circuito (GND) deve ser ligado ao gabinete do Expert (existe um parafuso na parte de trás do gabinete para esta finalidade) e isto deve ser feito através de um fio que esteja soldado em uma das extremidades ao sinal GND do circuito e com a outra extremidade (desencapada) em contato com o gabinete do expert (soldada ou amarrada àquele parafuso -citado antweriormente) de outro modo o circuitoNÃO FUNCIONARÁ!!

    Também estou curioso pra ver as sugestões do pessoal sobre a confecção do conector de teclado. Deixo aqui uma dica sobre como fiz o meu:

    material utilizado:
    -Uma barra de pinos de passo 2,54mm (1×40 vias 15mm 180 graus)
    -um flat cable (cabo paralelo) com mais de 13 vias (cerca de meio metro)
    -ferro de solda
    -estanho (fio de solda)
    -fita adesiva transparente
    -pistola de cola quente -pode ser substituído por cola-epóxi (araldite).

    1 – peguei a barra de pinos e cortei 3 segmentos , cada um com 4 pinos. cortei também um segmento com um só pino. (total=13 pinos)
    2 – peguei o cabo plano (paralelo 13 vias) e separei as pontas de uma extremidade em 3 grupos com 4 vias cada um, de forma que sobrou uma via isolada (4+4+4+1 =13 vias).
    3 – cada grupo de 4 vias do cabo (passo anterior) foi então soldado à um dos segmentos da barra de pinos (via 1-pino 1, via 2-pino 2…) -a solda deve ser feita no menor lado do pino
    4 – Na parte de trás do Expert, cubri o encaixe (fêmea) do conector de teclado com fita adesiva transparente (para evitar danos ao gabinete durante o processo de construção).
    5 – conectei cada um dos segmentos soldados anteriormente (barra de pinos soldadas na extremidade do cabo plano) à cada uma das linhas de conexão (linhas de furos) do conector de teclados do Expert (parte detrás do gabinete) -o que tem de cobrir todos os 13 encaixes (furos) do refeirdo conector (3 linhas de 4 furos + 1 furo isolado).
    6 – Uma vez que todos os segmentos da barra de pinos (já soldados ao cabo) estejam encaixados no conector de teclados do Expert (até aqui a ordem do encaixe das vias não importa)
    e que seja assegurado que todas as barras estão encaixadas firmemente e sem nenhuma folga (sem diferença de altura entre as partes exteriores ao conector) pode-se prosseguir para o próximo passo.
    7 – Peguei um a pistola de cola quente e fui aplicando a cola de modo que todo o espaço entre as barras de pinos fosse preenchido com cola e após isto estar assegurado envolvi todas as barras de pinos bem como cerca de 2 cms iniciais das vias do cabo plano com uma boa camada de cola quente, de maneira que quando a cola esfriou e enrigeceu eu consegui algo´que se aproximou bastante do invólucro plástico que protege o conector original (do ponto de vista funcional).

    No mais a publicação ficou muito boa mesmo! bastante didática, meus parabéns!

    Grande abraço,

    • É isso ai….se vc puder mandar fotos do seu conector ajudaria muito a ter uma idéia de como ficou…!!! Abraços Dex….PS: .Ah…temos um monte de projetos ai….que tal vc também participar….?

      • Olá Dex! Certo! Assim que puder tiro algumas fotos e envio-as! Sempre que possível tentarei participar e ajudar no que estiver ao meu alcance!
        Grande abraço!

    • Olá Jaime!
      Adorei saber que o projeto foi concluido, mas eu gostaria de fazer um pedido: será que não daria para explicar um pouco melhor como efetuar as ligações do adaptador ao conector do teclado? Do tipo: este pino do adaptador vai ao pino X do conector do teclado do MSX. Digo isso pois não sou nenhum profundo conhecedor de eletrônica e algumas indicações no layout do circuito não sei onde ligar! Talvez isso seja um questionamento besta para vocês, mas assim como eu, acredito que mais alguns fudebas fiquem meio “perdidos” na ora de montar seu adaptador. Se puder quebrar essa “árvore” e montar um passo a passo, ficarei super feliz e poderei montar meu adaptador. Tenho um esquema aqui para um adaptador para os Panasonic (TR, WSX,WS…) que usa menos componentes, se quiser posso enviar para futuras implementações.
      Um abraço,

      Ademir Jorge

      • Ola Ademir…

        Espero que o Robledo(Jaime) leia seu comentário e te esclareça esses pontos do projeto, de qq modo se puder te ajudar.

        Todos aqui queremos fazer do MSX uma ferramenta atual, então conte sempre conosco.

        Abraços;

        Dex

      • Grande Dex!
        Osbrigado por responder tão rápido. Bem, minha dúvida é nos conectores “MSX KBD_OUT” e “MSX KBD_IN”.
        No IN devo ligar conforme no esquema: pino 1 no pino 1 do conector do micro e por ai vai?
        E no OUT é para ligar em que ou aonde, já que ainda tem um conector mini DIN no esquema??? São essas pequenas dúvidas que tenho no momento, se puder dar uma luz……..
        Aproveitando, como faço para te enviar um esquema para tentar me ajudar também e quem sabe usar o mesmo pra deixar a galera com mais um projetinho. Dessa forma vamos acabar montando um micro inteiro com vários projetos. rsrsrsrsrs
        Abraço,
        Ademir Jorge

      • Grande Ademir,
        Pode enviar seus projetos para msx@silicomstore.com.br, com todo o detalhamento possível que poderemos publicar aqui para ajudar o pessoal com relação a linha MSX.
        Vou pedir para o Robledo (Jaime) publicar um esquema com os desenhos pino a pino para facilitar seu entendimento e das demais pessoas que estão construindo o adaptador, assim podemos melhorar a qualidade do artigo no blog. Muito obrigado pela participação. Dex

      • Olá Ademir, o Robledo gentilmente nos fez 2 desenhos com o esquema das ligações dos pinos para que não reste dúvidas das conexões de nosso adaptador. Creio que agora ficou muito completo a informação não só para você, como para todos que vão construir esse adaptador. Confira no ultimo post do artigo esses esquemas.

        []´s
        Dex

    • Olá, Jaime e Dex.

      Segui a sugestão usando barra de pinos e cola quente, com um pequeno aperfeiçoamento:
      -Cubra com a fita apenas a parte do conector que contem os furos para os 13 pinos e a guia para encaixe;
      -Após colocar as barras de pinos com os fios nos respectivos furos, coloque a carcaça metálica de um plugue DIN-5 (o mais comum), sem a capa plástica, no conector do Expert;
      -Preencha com cola quente todo o espaço formado pela carcaça do plug DIN;
      -Coloque a capa plástica do plug DIN e, voilá!

      A cola, além de manter o espaçamento correto entre os pinos, mantém o conjunto de pinos preso à carcaça do plug, aumentando durabilidade, a confiabilidade e melhorando a aparência do conjunto.

      Dependendo do plug, pode ser necessário envolver parte da carcaça com fita, para que a cola quente não “vaze” pelas frestas;
      Utilizei um cabo manga de 16 vias + blindagem (era o que eu tinha) então não ficou muuuito flexível e a capa plástica do plugue ficou bem justa no cabo. O ideal é utilizar um cabo manga 13 vias + blindagem (trança de cobre estanhado): é um pouco mais fino e flexível. Soldando e/ou apertando (depende do modelo do plugue) a blindagem do cabo na carcaça metálica, a malha se torna a 14a via (terra) e dispensa o parafuso de aterramento do Expert, como no teclado original.

      Espero ter colaborado 🙂 Assim que der, mando fotos da montagem da minha versão do conector alternativo do Jaime.

      Abraços.

  2. Msxrevival,

    Duas perguntas:
    1) Essa interface foi montada pensando no Expert. Alguma possibilidade de usar no HotBit ou em outro micro MSX?
    2) Não entendo nada de PIC, então, se eu falar besteira, desconsidere… Eu vi que no site MSXPró existe o esquema de um Adaptador de Mouse PS/2 -> MSX (http://www.msxpro.com/ps2_msx.html), utilizando o mesmo PIC (16F628A). A dúvida que me surgiu: não haveria a possibilidade de programar o PIC de tal forma que pudéssemos ter na mesma interface a entrada para o teclado PS/2 E a entrada para o mouse PS/2?

    Grato,

    Eliazer Kosciuk (Klax)

    • Boa tarde, no caso dessa interface ela foi desenvolvida para um micro Expert, nada contra o HotBit.Sim existe a possibilidade de se utilizar em outros micros da linha MSX desde que sejam feitas modificações no projeto.

      Com relação a ter uma interface para os dois casos, tanto o mouse como o teclado é possível sim, todavia seria necessário uma manobra um pouco maior para conseguir tal feito, não sei se um pic16f628a daria conta do recado, seria talvez algo de estudo para um futuro projeto.

      msxrevival

  3. Pessoal, será que alguém tem esses arquivos salvos? Gostaria muito de deixar meus Experts com teclados. Não consigo juntar os posts do site de uma forma a ter o esquema e tãopouco o código para programar o PIC.

    Ficaria muito agradecido mesmo sabendo que já se passaram 5 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s