Entendendo a BIOS – Parte 2

Olá pessoal.

Continuando com nossa análise na BIOS, iremos dar uma olhada no endereço 02D7 que é a tal da CHKRAM, mas como ela é um pouco extensa, peguei apenas uma pequena parte do código mostrado logo abaixo;

Traduzindo o primeiro comentário da CHKRAM;

Olhe para cada slot de 0FFFFh para C000h, e defina a área de trabalho do sistema. Observe que não podemos usar RAM como área de trabalho, nem realizar chamadas de rotina, porque nós ainda não sabemos o que temos de RAM disponível. Tudo tem que ser feito dentro da ROM e registrar na CPU até a memória RAM ser encontrada.

Pude perceber que a CHKRAM tem como principal função dar o boot da máquina, ou seja, verifica a presença de memória RAM em todos os slots, não sendo feito de forma destrutiva, preparando os slots primários e secundários para mapear a maior área encontrada, também aplicando o reset da área de trabalho no seguinte endereço($F380 a $FFC9), entrando em modo de interrupção 1 (IM1) e passando o controle para outras rotinas da inicialização.

Em outra análise, pude ver algumas referências sobre uma tal de PPI, que pode ser percebida até nesse trecho inicial da CHKRAM, mas o que é de fato essa PPI ?, o que são esses tais slots primários e secundários ? o que é mapeamento ? O que é RAM, o que é ROM…nossa tem muita coisa para explicar.

Podemos ver que a cada dia que passa  o assunto começa a ficar mais abrangente e interessante, e como o intuíto do site é trazer conhecimento a todos aqueles que querem saber mais de MSX, vou explicando nos próximos posts minunciosamente o que cada coisa é, antes de efetivamente entrarmos  na construção de nosso adaptador, pois tendo toda essa abrangência poderemos desenvolver nosso circuito.

Que máquina fantástica é nosso MSX não acham ? 🙂

PS: Vamos aprendendo juntos a arquitetura do MSX !

Até mais

Msxrevival;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s