Adaptador de Teclado PS2 / USB

Olá Pessoal;

Resolvi partir logo para um projeto que acredito que todo mundo que tem um MSX um dia vai precisar, o famoso adaptador de teclado para teclados PS2 ou USB do PC para serem usados nos MSX.

Tendo em vista a qualidade dos teclados de MSX, principalmente os nacionais, pude perceber que deveriamos fazer algo logo nesse sentido, pois tem muito equipamento ai parado por falta de um teclado decente.

Também temos que preservar os teclados originais, então porque não usar um teclado do PC,  assim não teremos que ficar nos preocupando com o desgaste dos mesmos.

Começei a ler a respeito da construção desse adaptador e vi que poderiamos utilizar diversas soluções, mas analisando a atual situação dessas máquinas no mercado nacional, vi que precisava criar algo que venha de encontro a elas.

Em breve vou colocar no próximo post já os primeiros resultados dessa pesquisa.

Até breve

MsxRevival 🙂

Anúncios

13 comentários em “Adaptador de Teclado PS2 / USB

  1. Salve dexter! Achei seu site show e gostei da idéia de fazer o adaptador. Eu tenho um projeto de um russo para adaptar teclado PS2 para os modelos Panasonic (WX, WSX, TR’s) e caso seja de ajuda posso disponibilizar o mesmo para vc dar uma olhada e ver se pode ser utilizado para o seu projeto.

    Abraço

    Ademir Jorge

    • Grande Ademir…

      Agradeço suas palavras sobre o site, é uma idéia que tinha a muito tempo e que agora consegui colocar em prática, espero que o conteúdo fique cada dia melhor e possamos enriquecer o padrão MSX com projetos de qualidade. Com relação ao projeto do russo que você mencionou ficaria muito feliz de ter acesso ao material, pois minha idéia é criar esse adaptador para ser usado em qualquer máquina MSX existente, não quero excluir nenhum da linha.

  2. Oi! também tenho interesse em projetar um adaptador destes para usar num Expert. No momento estou apenas fazendo alguns experimentos bem básicos mas logo de cara encontrei dificuldades em conseguir fazer um microcontrolador (PIC16F628A) realizar corretamente a leitura dos dados de saída do conector de teclado (CI 8255 -PPI ) se alguém tiver alguma dica de como esta ligação deve ser feita (uso de resistores de ull-down, pull-up, diodos, ou algum CI tipo line-driver etc.) e puder enviar ficaria bastante agradecido! o email é jaime-fpolis@bol.com.br

    obrigado

    • Olá Jaime.

      Estou projetando esse adaptador imaginando não só apenas para Expert, mas sim tentar agregar o máximo de computadores padrão MSX. Mas muito legal essa sua iniciativa, caso você progrida no projeto, nos avise para que possamos divulgar aqui tb. Abraços Dex.

      • Olá Dex! Entendo sua preocupação em atingir o máximo possível de modelos de MSX, mas na minha modesta opinião isto pode ficar para depois, pois a padronização da linha facilita muito estas adaptações entre os diversos modelos.
        Já que você levantou a bola, convidando-me a compartilhar algum progresso no desenv. do projeto, fico tentado a disponibilizar os diagramas elétricos e códigos de programação de uma interface que projetei a alguns meses atrás e que, embora com muitas limitações, é funcional. Minha dúvida é se, ao disponibilizar este projeto -ainda com muitas limitações; eu não poderia estar prestando um deserviço à muita gente, que resolvesse montar o circuito e acabasse não obtendo o resultado esperado?!
        As limitações do meu projeto são:
        -1ª: Não permite uma digitação com velocidade maior que três aracteres p/ segundo; o que pode até passar despercebido para os “catadores de milho” mas se torna um pesadelo para bons digitadores.
        -2ª: O circuito final ficou muito complexo (oito integrados e dezenas de outros componentes passivos) praticamente inviável para ser confeccionado com os meios que a grande maioria tem disponíveis em casa. Montei um protótipo usando uma protoboard mas não me atrevi a montar uma versão definitiva numa placa de PCI pois para o mesmo ficar num tamanho aceitável (10cm X 10cm) as trilhas teriam de ser muito finas e dificilimas de serem conseguidas usando soluções “caseiras” de corrosão de PCI.

        Mas, sabendo disto, e se mesmo assim houver interesse em conhecer o projeto (Só não quero receber reclamações depois do tipo: tanto trabalho pra conseguir só isto?!!…hehehe) posso enviar sem problema algum. Acredito que se por um lado é um projeto inviável para ser confeccionado por outro ele pode ser até bastante educativo pois quem se dispuser a análisa-lo passo-a-passo certamente acabará incorporando por tabela muitas idéias úteis e interessantes, que por sua vez tanbém foram compiladas e incorporadas. e em grande parte, analisando outros projetos bem como da leitura de livros, revistas e artigos técnicos no decorrer dos anos.

        Então é isto, quem tiver interesse em conhecer meu projeto é só enviar um email para jaime-fpolis@bol.com.br

        Um abraço!

      • Olá Jaime;

        Gostaria sim de conhecer seu projeto, ele pode ser de grande valia para muitas pessoas e inclusive pode servir de base para nosso adaptador de teclado que estamos projetando.

        Caso você deseje enviar a nossa equipe para que possamos conhece-lo, será um grande prazer. E claro que precisamos de grandes pessoas que pensam diferente e possam nos ajudar a desenvolver grandes produtos para o MSX.

        Muito obrigado por estar acompanhando nosso blog, estou voltando de férias e em breve teremos muitas novidades para nosso amado MSX.

        []’s

        DEX

  3. Olá Dex!

    Agradeço a receptividade e o interesse em conhecer meu trabalho e abrir este espaço
    para a troca de idéias em nome do interesse comum de todos nós que é a estima pelo
    nosso bom e velho MSX (velho sim mas abandonado nunca!!…hehehe)
    Antes de mais nada acho que seria interessante (talvez até imprescindível) tecer algumas explicações sobre o funcionamento básico do meu circuito e para isso vou desenhar uma éspecie de “diagrama de blocos” bastante simplificado e tenho certeza que à partir daí ficara muito fácil visualizar o funcionamento e identificar “quem faz o quê” no circuito.
    Assim que tiver providenciado isto disponibilizo todos os arquivos do projeto para quem tiver interesse em conhecer este projeto
    Como disse no 1° post, apesar de ter concluído este projeto ainda não fiquei totalmente satisfeito e praticamente voltei ao início, pois resolvi tentar desenvolver uma interface baseada numa nova abordagem do “problema”, muito mais simples em termos de hardware, onde o microcontrolador cuidará de praticamente todas as tarefas envolvidas mas por outro lado será um desafio maior em termos de programação pois ao abrir mão de circuitos de apoio para realizar tarefas como bufferização de dados, chaveamentos de acessos, etc, acaba-se exigindo muito mais do algoritimo em termos de velocidade e sincronia de funcionamento conjunta com o sistema (MSX). mas quem sabe, a partir de agora que me junto à este grupo de fiéis amigos do nosso querido MSX não aparecem novas idéias e sugestões que impulsionem este projeto?!

    Independente do progresso deste novo projeto, vou também a partir de agora acompanhar o andamento do teu projeto Dexter pois além de ser sempre enriquecedor ver outros pontos de vista, só pelo que vi até agora, com suas explicações bastante didáticas sobre a BIOS (algo que tenho pouco conhecimento mas muito interesse em aprender mais sobre o tema) estou aprendendo muito e tenho certeza que ao final do projeto terei ampliado muito mesmo o meu conhecimento .

    Abraços e até a próxima! (quando espero poder já ter disponibilizado todos os arquivos)

    Jaime

    • Olá Jaime…

      Muito legal a sua iniciativa de divulgar e compartilhar seu projeto com o blog, que visa exatamente isso, criar dispositivos para o MSX, assim que tiver o diagrama pronto, pode nos enviar, creio que seria interessante até abrir um tópico só para falar de seu projeto, comentado inclusive por você. Assim você poderá dar a amplitude necessária para até de certo modo aperfeiçoa-lo.

      O que queremos fazer é dar ao usuário ou até os futuros usuários (seria ótimo), todo o hardware necessário para o MSX, isso inclui seu projeto, pois é nisso que estamos apostando, na força da comunidade, que se mostrou ativa durante tantos anos.

      Então, você também faz parte disso conosco, e tudo o que vier será de grande valia. Chegou a hora de tirar o MSX do armário, chegou a hora de apostar novamente nele, chegou a hora de mostrarmos que podemos sim ampliar suas capacidades e fazer dele um micro muito útil no dia a dia, assim como o PC é. Temos no mundo todo pessoas que assim como eu, começaram a usar um microcomputador no final dos anos 70 e início dos anos 80 e que hoje são engenheiros, analistas, empresários e ainda tem o MSX no coração, vamos buscar essas pessoas, assim como você fez, e trazer de volta essa lenda que se tornou o MSX.

      Grande abraço a você, e nos falamos em breve.

      []´s

      Dex;

  4. Olá Dex!

    Acabei de desenhar um diagrama de blocos (bem simplificado). desenhei a mão livre e o resultado final ficou muito tosco (como não poderia deixar de ser…hehe). Daí tive a “brilhante idéia de usar o “MS Word” e as suas ferramentas de desenho, caixinhas de texto, setinhas, etc.
    O resultado ficou, pelo menos ao meu ver, muito bom…Só não imaginava que acabaria gastando três horas em cima de algo tão simples (meu perfeccionismo é uma merda!…hehe).

    A propósito, quando estava preparando os arquivos para o envio, dei uma repassada no diagrama esquemático e percebi algo interessante: O módulo responsável por chavear o acesso do MSX ao buffer (memória SRAM), liberando a PORTB do microcontrolador para outras funções temporárias, pudia ser construído de uma forma muito mais simples do que a que desenvolvi à época do projeto….resumindo: o n° total de CI´s utilizados caiu de 8 para 6! (como você bem sabe isto já simplifica consideravelmente um projeto), e acredito também que isto possa resolver um dos problemas que te mencionei (taxa máxima de conversão de 3 caracteres p/segundo). Nada como se afastar por uns tempos de um projeto pra enxergar algumas obviedades que haviam passado despercebidas

    Ainda assim acho que continua um circuito muito complexo, presumindo-se que a maioria iria optar por confeccionar uma PCI de face-simples, mas se for criado um layout baseado em uma placa de dupla-face o negócio muda totalmente de figura! Fiz um renderização de face-dupla no eagle, usando trilhas bem largas e e espaçadas e ele criou, instantaneamente um layout sem nenum “air-wire”, apenas alguns poucos pontos de comunicação internos . Acho que daí fica até que bem viável!

    Tudo pronto pra começar a enviar o material para publicarmos no seu blog e me dei conta de um pequeno detalhe! Podeparecer absurdo mas não consegui descobrir como fazer isto, procurei em todo seu blog algum endereço de email ou link (pessoal ou dop blog) mas não encontrei nada!
    Provavelmente deve estar bem “embaixo do meu nariz” e eu não percebi..hehe!
    Então aguardo seu retorno com algum ender. de email ou link para envio dos arquivos

    Um Abraço e até breve!
    Jaime

    • Olá Jaime;

      Então tivemos uma evolução em seu projeto ! Muito bacana, tá vendo como as coisas vão clareando…bom pelo visto pude perceber que você esta usando um microcontrolador para fazer isso quando mencionou a PORTB (creio que é a melhor maneira). Com relação ao link de contato, realmente não coloquei nada…(creio q o tempo tem sido tão curto que não observei esse detalhe ) Mas pode me enviar no msx@silicomsoft.com.br que é o e-mail que tenho para tudo o que se trata de MSX.

      Quando me enviar seu e-mail, coloque seu nome (completo se possível), sua cidade e algum email também de contato para que possamos publicar e dar o devido crédito a você, e também suas considerações sobre o projeto explicando didaticamente o que você planejou em cada etapa, assim podemos passar aos usuários por mais leigos que sejam uma forma de construir em casa esse adaptador.

      Acrescento que seria interessante ter uma solução de compra para o usuário final (caso seu adaptador já esteje maduro) pois tem muita gente que nos procura apenas para poder ter o adaptador e não construir o projeto (afinal nem todo mundo ama eletrônica). Seria um produto a mais que poderiamos fornecer a comunidade.

      Bom por enquanto é só.

      Abraços

      []´s
      DEX

    • Olá Jaime…

      Muito legal sua iniciativa, vou dar uma olhada com carinho nele, pelo que percebi vc utilizou o PIC 16F628A para realizar seu projeto, e entrou diretamente pela entrada do teclado do expert, já é um grande avanço para quem tem um MSX sem teclado, você pode não ter idéia de como você vai ajudar muita gente. Gostaria de dar uma sugestão a você caso você tenha um tempinho livre, dê uma pesquisada sobre o mesmo projeto utilizando a BUS ou a entrada de cartuchos, já pensou seu projeto funcionar em qualquer MSX…seria mágico não é, a idéia é conectar um cartucho com a entrada PS2 nele e a partir dai conectar o teclado. Estou trabalhando em uma solução nesses moldes também. Seria legal ter mais gente trabalhando nisso, futuramente a idéia é criar uma caixa de expansão para conexão de cartões SD, dispositivos USB/PS2, placas de rede com acesso a internet, entre muitas outras coisas. Agora imagina você poder fazer tudo isso em um MSX convencional. Vamos que vamos, temos muito trabalho a fazer.

      []´s
      DEX

  5. Olá Dex!

    Obrigado por suas palavras de incentivo, e mais uma vez faço minhas as suas palavras; É muito gratificante imaginar que o esforço dispendido neste projeto poderá ajudar pessoas que, assim como eu, você e muitos outros se recusam a abandonar seus queridos MSX.

    E, sim, a possibilidade de agregar futuramente outras formas de conexão, como o Bus expansion, cartuchos e as “cerejas do bolo”- portas USB, cartões SD, etc. é realmente fascinante, e também desafiador, pois (ao menos para mim) são tecnologias com que ainda não tive maiores contatos, do ponto de vista de sua incorparação em projetos de hardware/software, mas isto pode ser até o empurrão que faltava para estudá-las e a partir daí incorpora-las em futuros projetos dedicados ao MSX.

    Então é isto, vamos provando que enquanto a comunidade de usuários continuar usando e apoiando novas iniciativas para ele, a linha MSX estará sempre viva .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s